quarta-feira, março 13, 2013

O Chico e o Zeca, irmãos consanguíneos

Dia desses presenciei o bate-papo do Chico e do Zeca. Fiquei impressionado com a distância entre os dois. Nascidos do mesmo ventre, mas com comportamentos muito distintos. O Chico é um cidadão que valoriza muito o dinheiro na conta bancária e o pacote de escrituras na gaveta do criado-mudo. O Zeca valoriza a vida que leva e assim leva a vida. Chico, perguntou o Zeca: - Para que esse mundão de dinheiro que você busca sem racionalidade nenhuma? Você se apercebe que nessa busca você deixa de viver e não deixa viver sua família? Você não pensa em outra coisa que não seja o dinheiro! Pensa que vai levar isso quando se for? Já viu alguém que levou bens quando se mudou deste mundo? Eu nunca vi. Procure dar uma olhadinha numa urna mortuária para ver se ela tem gaveta para levar seus pertences. Zeca, larga de ser bobo. Você não percebe que a vida se resume em ser rico, ter dinheiro e participar da classe social? Será que você vai continuar pobre como sempre foi? Não acredito que você faça essa besteira. Você não vê que a sociedade só valoriza quem tem dinheiro? Não enxerga isso? Não percebe que as pessoas abastadas têm espaços na sociedade maior que os outros? Chico, respondeu o Zeca: - dinheiro é bom para a gente ter o que comer, o que vestir, desfrutar um pouco de lazer e principalmente estudar os filhos. Fora disso nos tornamos avarentos. O conhecimento vale mais que o dinheiro. Com o conhecimento você ganha dinheiro para viver, mas com o dinheiro você não ganha conhecimento suficiente porque não pensa em outra coisa senão nele. O dinheiro é ferramenta da ganância e se você não tomar cuidado irá morrer com a conta bancária bem grande, mas com a saúde bem pequena. Olha Zeca, disse o Chico: - A gente nunca perde por guardar dinheiro, mesmo que seja a qualquer custo. - Mas como isso é absurdo Chico. Você perde sim. Conheço gente que ganhou dinheiro a vida toda e agora está gastando tudo para recuperar a saúde. Perder a saúde não é bom. E tem mais, disse o Zeca: - você não leva em conta quem está perdendo dinheiro quando você está ganhando. Você escraviza as pessoas na busca do vil metal. Você não consegue fazer nada sem que o dinheiro seja o maior objetivo. A empregada doméstica da sua casa não tem registro. Você não a registrou para economizar. Não vê que ela vai precisar desse direito para suportar a idade quando não puder mais trabalhar? Você não tem amigos, percebeu? Aliás, só o gerente do banco é seu amigo! E tem um detalhe, tire o dinheiro de lá para ver se ele continua seu amigo... Não acredito que ele continue. Olha Chico, somos irmãos, mas não consigo entender o que nossos pais fizeram para que você tivesse um comportamento tão diferente do meu. Eu gosto de ganhar dinheiro, mas não vivo só para isso. A sociedade terá que me engolir assim como sou. Eu não vou mudar de ser simples para o sofisticado só para aparecer na sociedade. Não vou tentar comprar dignidade, essa qualidade moral nasceu comigo e será sempre inegociável. Não abro mão de ser o que sou só porque a sociedade quer que eu seja diferente. Você, meu irmão, acha que o dinheiro vai lhe trazer o que seus talentos não conseguem adquirir de forma normal. Eu não preciso de muito dinheiro para registrar minha passagem neste mundo, porque decência e decoro são ferramentas do meu comportamento. Infeliz de você meu irmão, se continuar assim.

Nenhum comentário: