domingo, agosto 03, 2014

Meu pai, meu fascínio

Pai, neste dia de muita felicidade para mim, por ser um dia todo especial, quero lhe render toda homenagem de um filho. Quero pedir-te para que não tenhas medo de ser firme comigo. Mesmo eu tendo pouca idade, prefiro assim. Isso me faz sentir muito seguro nessa extensa caminhada que devo percorrer ao longo da minha vida. Não permita que eu adquira maus hábitos. Você sabe que eu dependo de você para saber o que é certo e o que é errado. Fale comigo sempre com a educação de seu costume, assim eu saberei como fazer dentro e fora de nossa casa. Leia e cante comigo, sorria para que eu aprenda a ser feliz assim como você. Fique atento no meu aprendizado escolar. Não deixe que eu fique preguiçoso e não faça minhas tarefas com responsabilidade. Eu preciso entender com seus exemplos a necessidade de ser útil no meio que vivo. Não me corrija com raiva no meio de estranhos porque eu fico com vergonha. Desculpe a sinceridade, mas ela é fruto do teu ensinamento. Gosto quando me corrige em particular e com a calma que você sempre tem. Peço-te que sempre me fale a verdade para que eu aprenda a fazer isso também, assim serei uma pessoa honesta quando for do seu tamanho. Por favor, meu pai, não me proteja das consequências dos meus erros, eu preciso aprender mesmo que for por caminhos menos desejáveis. Eu preciso enfrentar meus tropeços, eles que me farão amadurecer. Não permita que eu tenha tudo que peço, muitas vezes vou te pedir o que não devo. Minha cabeça ainda não distingue o supérfluo do necessário. Gostaria que quando falasse comigo o dissesse em tom bastante saudável, eu não consigo assimilar o aprendizado com qualquer tipo de alteração, mesmo porque o grito costuma distanciar corações. Gostaria que qualquer promessa que me fizesse pudesse cumpri-la sem qualquer esforço, assim eu aprenderei a cumprir as que eu faço também. Cobre-me sempre aquelas que fiz e ainda não tive oportunidade de realizá-las, principalmente a de ser responsável com minhas obrigações da escola. Tome o absoluto cuidado para não pôr à prova minha honestidade para que eu não corra o risco de aprender a mentir. A criança quando acuada procura safar-se da situação sem medir consequências. Eu não gostaria de fazer isso. Não me imponha religião nenhuma se não for seguidor dela. Só me apresente o seu Deus se tiver convivência com Ele. Sem essa condição não seria válido e eu poderia me tornar incrédulo. Não me faça perguntas se antes disso não tiver as respostas. Isso me conduzirá a procurar respostas na rua e nem sempre as que vou encontrar será o caminho certo que devo seguir. Não se preocupe com seus erros, eu preciso aprender que o erro é uma consequência de um ato involuntário e que pode ser corrigido. Nem sempre acertamos tudo. Quero saber da realidade por mais dura que seja ela. Preciso saber que você também erra para que eu tenha paciência com meus erros. Não diga que eu não consigo me controlar quando erro senão eu começarei a imaginar que sou forte demais e isso não é verdade. Crie em mim uma pessoa tolerante, muitas vezes eu irei precisar dessa habilidade. Pai me deixe pensar quando eu achar isso uma conquista, será ótimo que eu tenha minhas próprias experiências. Algumas coisas eu devo aprender sozinho e isso me fará no futuro um homem sem medo. Não tenha receio nenhum de dizer que me ama. Eu necessito dessa segurança para que eu possa transmitir isso a você e a todas as pessoas do meu convívio. “Não existe fórmula para a criação de um filho, mas pense! Duas doses de amor e uma de educação é um bom começo. O exemplo não é a melhor forma de educar o filho, ele é a única”. Pai, pena que falei tudo isso num momento que já não estamos mais juntos. Mas, mesmo distante, no mundo do não sei onde, continuas sendo meu exemplo e eu continuo seguindo seus passos. Professor Manuel Ruiz Filho manuel-ruiz@uol.com.br

Nenhum comentário: